Search results: Found 49

Listing 1 - 10 of 49 << page
of 5
>>
Sort by
População, Família, Sociedade : Portugal, séculos XIX-XX (2a edição revista e aumentada)

Author:
ISBN: 9791036511240 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.437 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Esta edição revista contém, para além dos quatro capítulos originais, um ensaio suplementar, redigido em 2015. O primeiro capítulo, que serve de introdução ao volume, insiste no carácter contextual de qualquer análise da família e pretende demonstrar que o seu estudo comparativo tem sempre um carácter interdisciplinar. O segundo apresenta o conceito de regime demográfico e mostra como a dinâmica das populações antigas reflecte as funções demográficas da família e, por conseguinte, os factores socioeconómicos que lhe servem de enquadramento. Os dois capítulos seguintes, que analisam em profundidade duas variáveis chave de qualquer regime demográfico, constituem uma primeira aproximação, numa perspectiva malthusiana, à complexidade e especificidade do caso português. O terceiro identifica os padrões de nupcialidade observáveis em Portugal continental durante a segunda metade do século XIX. Para além de constituir uma contribuição original para a metodologia da demografia histórica, o ensaio constitui um ponto de partida para investigações mais aprofundadas e localizadas sobre a articulação interna dos regimes demográficos. O quarto, por sua vez, propõe-se analisar o sistema familiar português em meados do século XX, descrevendo a sua configuração regional com base numa reelaboração dos dados do Censo de 1960 e identificando os principais factores subjacentes à variação nas estruturas familiares: o grau de subordinação do tecido económico à lógica de mercado e a medida em que essa subordinação permite a estruturação das relações sociais e familiares em torno da lógica da casa. A principal novidade deste capítulo reside no facto de apresentar, pela primeira vez, um quadro pormenorizado e de conjunto do sistema familiar português e da sua evolução no tempo, abrindo caminho para investigações mais aprofundadas e localizadas sobre a estruturação do sistema familiar e sobre as suas relações com o contexto socioeconómico. O post-scriptum, por fim, retoma a temática central do livro, relacionando-a, quer com investigações mais recentes que a situam num âmbito comparativo euro-asiático, quer com a tradição malthusiana na qual se insere, e propõe uma nova e mais ampla formulação teórica do conceito de regime demográfico.

Keywords

famille --- histoire --- population --- Portugal

Dar à luz : Ensaio sobre as práticas e crenças da gravidez, parto e pós-parto em Portugal

Author:
ISBN: 9791036534638 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.3586 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-10 12:25:07
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Um texto onde se conta a epopeia (portuguesa) de dar à luz um filho. Onde se desvenda o mundo em que os humanos se fazem e a que os homens são estrangeiros - o mundo da mulher, onde ela é a diferente, entre biologia e imaginario vivo. Textos de mulheres como L. Irigaray, M. Segalen e Y. Verdier ajudam a 1er a textualidade portuguesa que, desde o século xvii aos nossos dias, evoca esse mundo escondido a quem nâo pare. Um ensaio etnológico que transgride a distância metodológica, para pôr a nu o que há de comum às mulheres de outrora e às de hoje. O romance do mundo que primeiro soubemos e depois esquecemos. O romance do nascimento sempre novo do imaginário humano.

Keywords

Portugal --- femme --- ethnographie --- maternité

Da Comunicação ao Sistema de Informação

Author:
ISBN: 9789896890186 9782821869844 Year: Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Added to DOAB on : 2017-10-03 14:44:08
License: OpenEdition licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O objecto deste trabalho centra-se no estudo do sistema de informação do Santo Ofício. Mais concretamente, nas relações de comunicação entre o tribunal de Évora e o território mais distante, jurisdicionalmente, sob o seu domínio, o Algarve, no período compreendido entre 1700 e 1750. Pretende-se avaliar o papel deste espaço na gestão da informação protagonizada por aquele tribunal de distrito e a importância dos mecanismos utilizados para o controlo desse mesmo território. Importará conhecer, ...

Um lugar na cidade : Quotidiano, memória e representação no bairro da Bica

Author:
ISBN: 9791036516238 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.2255 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro que o leitor tem entre mãos, da autoria de Graça Índias Cordeiro, resgata um espaço emblemático e amplamente conotado da realidade urbana e do imaginário colectivo lisboeta - o bairro da Bica. A abordagem proposta combina a mais sólida ortodoxia antropológica com os elementos analíticos e apologéticos que têm forjado dialogicamente a própria identidade de bairro no contexto mais amplo da cidade. Percorrendo fontes tão díspares e abundantes como literatura olisiponense, fontes censitárias, urbanísticas, e históricas municipais e, especialmente, dando voz aos actores sociais de bairro, a autora constrói, de forma miniaturizada, a histórica social de algumas famílias, das suas relações sociais e de parentesco, de formas de associativismo, recuperando a memória histórica dos Bicaenses. Inserindo a análise da Bica no quadro contextual do processo histórico, cultural e social lisboeta, como um todo integrado e interactivo, Um Lugar na Cidade, mais do que um estudo de um bairro na cidade, é, assim, um estudo da cidade de Lisboa.

Keywords

city --- community --- memory --- Portugal --- neighborhood

Oficinas e tipógrafos : Cultura e quotidiano de trabalho

Author:
ISBN: 9791036516313 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.2636 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Na década de 1980 a renovação dos meios gráficos chegou finalmente a Portugal. Esta veio transformar um sector que se manteve durante séculos maioritariamente assente na composição e impressão de texto a partir de caracteres móveis tridimensionais em chumbo: a tipografia. Todo um universo sóciotécnico foi então abalado. Nas oficinas a tipografia passou para segundo plano, ultrapassada pela infografia e impressão offset, aguardando o desmantelamento definitivo da tecnologia que fica para a história como a «mãe das artes gráficas». O olhar etnográfico, legado da antropologia social e cultural, levou a autora a lugares onde a tipografia e os tipógrafos se fizeram ouvir até à viragem do século xx para o xxi.

Keywords

culture --- Portugal --- technique --- work --- typography

Mulheres da praia : O trabalho e a vida de uma comunidade costeira portuguesa

Author:
ISBN: 9791036544682 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.3646 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2020-09-09 12:19:30
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Neste trabalho etnográfico, rico em pormenores e sensibilidade, Sally Cole toma como ponto de partida os relatos de cinco mulheres portuguesas, que descrevem as suas vidas numa comunidade pesqueira rural. Combinando habilmente histórias pessoais com análises económicas e culturais, Sally Cole afasta-se radicalmente da imagem das mulheres como seres sexuais que prevalece na literatura antropológica da Europa e do Mediterrâneo. A sua estratégia notoriamente diferente - a focalização das mulheres enquanto trabalhadoras - reflecte a forma como as próprias mulheres se definem a si mesmas e dálhes a voz forte e ressonante que tanto a nova etnografia como a escola feminista defendem. De acordo com esta nova perspectiva, Sally Cole propõe uma importante crítica do paradigma dominante que faz enraizar as relações entre os sexos no Sul da Europa no código de honra e vergonha.

Keywords

Portugal --- femme --- communauté --- travail --- pêche

O povo português II : Nos seus costumes, crenças e tradições

Author:
ISBN: 9791036544590 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.3996 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2020-09-09 12:19:30
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Depois de ter recuperado para o nosso património vivo obras tão importantes como História do Fado, de Pinto de Carvalho (Tinop), Através dos Campos, de José da Silva Picão, Da Prostituição na Cidade de Lisboa, de Francisco Ignacio dos Santos Cruz, e Contos Populares Portugueses, de Adolfo Coelho, a colecção «Portugal de Perto» orgulha-se de poder agora oferecer aos seus leitores aquela que tem sido considerada a primeira grande obra de conjunto da etnografia portuguesa: O Povo Português nos Seus Costumes, Crenças e Tradições, de Teófilo Braga, publicada em dois volumes em 1885. Como refere Jorge Freitas Branco no esclarecedor prefácio que para esta edição escreveu, volvidos que são cem anos sobre a sua publicação, «não perdeu qualquer interesse relembrá-la pela reedição, rever nela as ideias oitocentistas com o distanciamento crítico do tempo percorrido, repensar a seu propósito o quadro de desenvolvimento de ramos do conhecimento científico em Portugal [...] e, finalmente, facilitar ao público o acesso a um texto cheio de pormenores dum quotidiano para muitos de nós ainda não completamente votado ao esquecimento». Dada a extensão da obra, manteve-se na presente reedição a divisão em dois volumes a que obedeceu a edição original de 1885.

Keywords

Portugal --- tradition orale --- parti --- religion

História do fado

Author:
ISBN: 9791036544699 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.4090 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2020-09-09 12:19:30
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A presente História do Fado, de Pinto de Carvalho (Tinop), constitui não só o mais importante texto até hoje elaborado sobre as origens e o desenvolvimento do Fado, como também um saborosíssimo painel da vida de Lisboa na segunda metade do século XIX.

Keywords

Portugal --- fado --- chansons populaires --- musique

Actividades agro-marítimas em Portugal

Authors: --- ---
ISBN: 9791036556142 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.6338 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: History
Added to DOAB on : 2020-09-09 12:19:30
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Actividades Agro-Marítimas em Portugal, de Ernesto Veiga de Oliveira, Fernando Galhano e Benjamim Pereira, descreve todo o conjunto de fainas a que se dedicavam, até há poucos anos, ao longo da costa do nosso país, determinados estratos das populações litorâneas, e que se relacionavam de forma directa com a agricultura, designadamente em vista ao aproveitamento dos elementos fertilizantes que o mar fornece. A obra divide-se em duas partes principais, a primeira das quais se refere à apanha do sargaço e a segunda à pesca do caranguejo pequeno em cardumes, actividades essas que, ou se foram tornando muito raras, ou se encontram hoje inteiramente extintas. Procedendo de diversos pontos de vista à descrição destas facetas pouco conhecidas da vida tradicional portuguesa, o presente volume reproduz a edição que o Centro de Estudos de Etnologia fez em 1975 deste mesmo trabalho, edição que se encontrava há largos anos fora do mercado e se torna assim de novo acessível ao público leitor.

Elites e Poder : A crise do sistema liberal em Portugal e Espanha (1918-1931)

Author:
ISBN: 9791036513923 DOI: 10.4000/books.cidehus.3732 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: Political Science
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O Centro Interdisciplinar de História. Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) organizou nos dias 3 e 4 de Junho de 2002, nesta mesma Universidade, o Seminário Internacional Elites e Poder. A Crise do Sistema Liberal em Portugal e Espanha (1918-1931). O reconhecimento das vantagens certificas dos estudos comparados, associado ao facto de existirem comprovadamente vários pontos de contacto entre as crises dos sistemas liberais em Portugal e em Espanha nos anos vinte, levou o CIDEHUS, com a colaboração da Facultad de Ciencias Politicas y Sociologia da Universidad Complutense de Madrid, a promover este encontro de investigadores, oriundos de diferentes instituições universitárias europeias, que têm estudado o período de decadência da l República e a Ditadura Militar em Portugal, e a crise da Restauração e a Ditadura de Primo de Rivera em Espanha.

Listing 1 - 10 of 49 << page
of 5
>>
Sort by