Search results: Found 2

Listing 1 - 2 of 2
Sort by
Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul (Sécs. XII - XVIII)

Authors: --- ---
ISBN: 9791036514012 DOI: 10.4000/books.cidehus.4341 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A obra Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul, séculos XII-XVIII é o resultado da reflexão e do debate entre historiadores da Península Ibérica a propósito da comparação dos processos de estruturação e de centros de poder na Europa do Sul e no Mediterrâneo. Para além do contributo de reputados especialistas ibéricos, esta obra beneficia de um quadro cronológico que permite analisar os temas do poder e das relações políticas na longa duração. De sublinhar também, a importância do conhecimento da forma como as instituições de poder se implantaram e se reproduziram fora do centro político – neste caso concreto, fora da corte de Lisboa – e que tipo de impactos esses centros periféricos de poder produziram no tecido social local. Esta obra constitui, por isso, um estudo fundamental para a comunidade académica e para todos os estudiosos interessados no conhecimento das realidades da História de Portugal e da História da Península Ibérica.

Sociedade, Família e Poder na Península Ibérica : Elementos para uma História Comparativa/Elementos para una Historia Comparada

Authors: ---
ISBN: 9791036514098 DOI: 10.4000/books.cidehus.5319 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Sociedade. Familia e Poder na Península Ibérica é um livro produzido por uma dezena de reputados investigadores universitários portugueses e espanhóis no qual se analisam de forma comparativa os modelos familiares de diversos grupos sociais em ambos os territórios. Das suas conclusões deduz-se que as principais diferenças entre os modelos de organização familiar eram de raiz essencialmente política, já que no que respeita ao tipo de residência, formas de transmissão dos bens, relações de parentesco, economia doméstica, trajectórias de vida e atitudes familiares, as práticas e a geografía das famílias na Península Ibérica são bastante similares.

Listing 1 - 2 of 2
Sort by
Narrow your search

Publisher

Publicações do Cidehus (2)


License

OpenEdition Licence for Books (2)


Language

portuguese (2)