Search results: Found 4

Listing 1 - 4 of 4
Sort by
Elites : Choice, Leadership and Succession

Authors: ---
ISBN: 9791036516344 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.1278 Language: English
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Wealth and power characterize elites, yet despite the strong cultural influences they exert, their study remains underdeveloped. Partly because of complications resulting from access, scholars have tended to focus on groups affected by elite governance rather than on elites themselves. It is often overlooked that, in order to continue through time, elites have to empower new members. Choice has to be exercised over who achieves leadership, both by reference to the elite group itself and to the wider group over which it holds power. This book fills a gap in the current literature by providing the first rigorous interrogation of the choice and succession strategies of elites in various cultural contexts - from the transmission and preservation of financial power in urban contexts to the complex relation between subjectivity and the transmission of leadership positions in places as varied as the United States, Northern Italy and Lisbon. Various elite succession types are discussed, from self-avowedly 'traditional' leaders to the aristocracy, where choice is practically non-existent, to situations where leaders are elected from amongst a group of peers. The relationship between familial property and choice of successor in landholding families, small business enterprises, and peasant communities is also examined, as are ethnic monopolies.

As festas do Espírito Santo nos Açores : Um estudo de antropologia social

Author:
ISBN: 9791036516252 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.1989 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

As Festas do Espírito Santo nos Açores. Um Estudo de Antropologia Social procura interrogar um dos mais complexos e sedutores rituais que integram o calendário cerimonial em Portugal. Desenvolvendo-se a partir da observação intensiva dos Impérios numa freguesia da ilha de Santa Maria, o estudo percorre depois, numa perspectiva comparativa, outras ilhas açorianas. Com base no relevo que tem nas Festas do Espírito Santo um conjunto muito diversificado de dádivas e contra-dádivas de alimentos cerimoniais, o autor propõe uma interpretação do ritual assente na consideração simultânea da sua dimensão religiosa, da sua relação com os principais círculos de relacionamento social e do vínculo que ele exibe com as formas de conceptualização do tempo nas comunidades estudadas. Aspectos controversos como a procura de prestígio individual através das despesas requeridas pelos festejos ou as relações entre povo e clero em torno do ritual são também examinados. Pela natureza dos problemas discutidos, As Festas do Espírito Santo nos Açores constitui não apenas uma contribuição para uma Antropologia Social do arquipélago, mas uma oportunidade para o reexame de alguns dossiers mais genéricos relacionados com o estudo antropológico das comunidades rurais em domínio europeu.

A Rua : espaço, tempo, sociabilidade

Authors: ---
ISBN: 9791036516191 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.1406 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-10 12:25:07
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Arua como lugar estratégico para a observação da vida urbana no que esta tem de mais peculiar é o tema central deste livro. A proposta é simples e exploratoria: procurar diferentes aproximações a esta realidade complexa a partir do olhar da antropologia, da história, da sociología e da arquitectura, em contextos geográficos e temporais distintos. A rua surge como problema a identificar e como lugar privilegiado para a troca e circulação de saberes disciplinares. Enquanto imagem e símbolo de um modo de vida urbano, lugar onde ocorrem as sociabilidades mais “típicas” da cidade, a rua condensa e viabiliza todo um imaginário feito de discursos, memórias e emoções, que atravessam e elaboram simbolicamente a cidade naquilo que ela tem de mais original. Espaço, tempo e sociabilidade são apenas tres tópicos que ajudam a ler as contribuições da presente colectânea, cujos autores partilham urna preocupação fundamental: apreender a rua à escala de quem a vive, de perto e em situação... Na Paris popular oitocentista, nos actuais campos de refugiados ou na Lisboa dos séculos xix e xx, vamos ao encontro dos lugares da rua.

Grandes famílias, grandes empresas : Ensaio Antropológico sobre uma Elite de Lisboa

Author:
ISBN: 9791036516306 DOI: 10.4000/books.etnograficapress.2790 Language: Portuguese
Publisher: Etnográfica Press
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:31
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Para perceber em toda a sua complexidade como é que as grandes empresas portuguesas se relacionam com as grandes famílias que são suas proprietárias era necessário optar por urna metodologia etnográfica. O presente livro é exemplo de como um estudo intensivo de um número de casos relativamente pequeno, pode bem ser mais revelador do que estudos que, sendo mais abrangentes em termos numéricos, estão dependentes de modelos de interpretação menos intensivos. A elite que Maria Antónia Pedroso de Lima caracteriza corresponde ao contexto social de maior acumulação de riqueza a nível nacional português e até a nível internacional. Contudo, não poderíamos afirmar que se trata da elite portuguesa, já que a vida política e cultural portuguesa contemporânea é controlada por outros sectores sociais cuja radicação social nas classes medias profissionais é bem distinta da destas famílias empresariais. O relativo distanciamento destas famílias dos meios políticos e mediáticos nacionais posiciona-as numa espécie de marginalidade superior por relação aos contextos hegemónicos dominantes na sociedade portuguesa contemporânea. (...)

Listing 1 - 4 of 4
Sort by
Narrow your search

Publisher

Etnográfica Press (4)


License

OpenEdition Licence for Books (4)


Language

portuguese (3)

english (1)