Search results:
Found 3
Listing 1 - 3 of 3 |
Sort by
|
Choose an application
Quer compreender o que há de específico no universo das jovens infratoras internadas em instituições para cumprimento de medidas socioeducativas no Rio de Janeiro. Os motivos que levam as jovens ao crime são discutidos, confrontando algumas teorias com o trabalho empírico que alia observação de campo, análise de desenhos, diários pessoais e entrevistas com as jovens, bem como análise de seus prontuários e de entrevistas com as mães e com os(as) técnicos(as) da escola onde estão recolhidas. Filhas do Mundo será grande valia a todos que buscam saídas para a superação da violência nas mais variadas formas de manifestação.
Choose an application
Violência na escola é considerado antigo problema no Brasil, mas a relevância no contexto social e as graves consequências para alunos e suas famílias, professores e demais funcionários da escola – a que se tem assistido nos últimos anos –, demonstram a complexidade da violência estrutural e urbana. A compreensão do tema, que atinge (também) a escola, passa pela percepção de que a violência é produzida nas relações interpessoais, sendo este um complexo assunto que demanda urgente discussão. A obra em questão é fruto de consistente pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Fiocruz), conta com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e traz relatos e importantes perspectivas discutidas, além de apontar caminhos que possam servir de base para possíveis soluções. 53º Prêmio Jabuti 2011 - 1º lugar na categoria Educação
Choose an application
Este livro supre uma carência bibliográfica nos estudos de segurança pública e é fruto de um estudo sociológico que investigou as condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do estado do Rio de Janeiro, que é a alma mater de todas as outras corporações, constituídas posteriormente – fator que permite a generalização de diversas questões suscitadas aqui.Procura oferecer um entendimento desde a natureza da função da Polícia Militar na sociedade através da análise de sua história sob o aspecto de seus antecedentes, sua instituição e institucionalização, seus integrantes e suas funções legais, no passado e no presente. Avalia também as conseqüências das condições de trabalho impostas ao policial militar com o objetivo direto de produzir informações que ultrapassem preconceitos alimentados, durante décadas, com ressentimentos entre policiais e cientistas da área de humanidades, permitindo, justamente, a pluralidade e a relativização das verdades defendidas por cada um, a partir de suas subjetividades.
Listing 1 - 3 of 3 |
Sort by
|