Search results: Found 39

Listing 1 - 10 of 39 << page
of 4
>>
Sort by
As chuvas e as massas de ar no estado de Mato Grosso do Sul: estudo geográfico com vista à regionalização climática

Author:
ISBN: 9788579830020 Year: Pages: 212 DOI: 10.7476/9788579830020 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Obra climatológica que oferece tratamento dinâmico às questões climáticas do Mato Grosso do Sul, principalmente à circulação atmosférica regional e às implicações pluviais. Considerando-se que tal região, a exemplo do que ocorre com o território paulista, encontra-se na confluência dos principais sistemas atmosféricos da América do Sul, possuindo mais de um tipo de regime pluviométrico (áreas com regime do tipo "Brasil Central" e outras com regime do tipo "Brasil Meridional"), o autor deste livro procura compreender a relevância de estudos que privilegiam a distribuição das chuvas como um dos indicadores do seu "mosaico" climático. Para tanto descreve as chuvas anuais, sazonais e mensais do período de 1966 a 1985 e, depois, as chuvas diárias do triênio 1983-1985, analisando-as do ponto de vista rítmico. Trata-se de um estudo original, uma vez que se fundamenta na dinâmica das massas de ar, isto é, das cadeias fundamentais dos tipos de tempo, dos mecanismos frontológicos e dos ritmos pluviais, metodologia que possibilitou não apenas entrever as relações atmosfera-território sulmatogrossense como, também, propor uma classificação climática de base genética, ainda que sob a forma de "tentativa".

Keywords

SCIENCE

Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas

Author:
ISBN: 9788579830860 Year: Pages: 214 DOI: 10.7476/9788579830860 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro Ensino de ciências e matemática III: contribuições da pesquisa acadêmica a partir de múltiplas perspectivas, publicado pela Cultura Acadêmica Editora, tem como objetivo comunicar e oferecer ao debate alguns resultados recentes da produção de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, vinculado à Faculdade de Ciências do Campus de Bauru (SP). Assim, reúne, para acesso de pesquisadores, professores e estudantes, nove relatos oriundos de trabalhos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e similares, desenvolvidos junto ao referido Programa, e passíveis de contribuir para a discussão e encaminhamento de uma série de questões atuais do ensino de ciências.

Keywords

SCIENCE

Ensino de ciências e matemática, IV : temas de investigação

Author:
ISBN: 9788579830815 Year: Pages: 244 DOI: 10.7476/9788579830815 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este e-book é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência - PPGEC - da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, e faz parte do Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Fundação Editora da UNESP, que tem como principal objetivo a divulgação de pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação da universidade. A série "Ensino de Ciências e Matemática" teve início em 2009 e visa, por meio de pesquisas oriundas de teses, dissertações e de grupos de pesquisa, divulgar e fomentar a discussão sobre processos de ensino de Ciências e Matemática analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Essa série abarca temáticas recentes que estão sempre presentes nas discussões de importantes eventos científicos, nacionais e internacionais, da área da Educação para a Ciência e Matemática. Entre esses temas destacam: formação de professores, formação de conceitos, Tecnologias da Informação, processos de ensino, entre outros. Esta obra é intitulada "Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação" porque veicula pesquisas que abordam temas atuais e importantes estudados por pós-graduandos e docentes do Programa, como, por exemplo, avaliação, prática de ensino, robótica, prática pedagógica, TV digital, educação desenvolvida em âmbito não-escolar, entre outros. Tais investigações são resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa: algumas são resultados de teses e dissertações e outras foram produzidas por grupos de pesquisa. Professores que ensinam Ciências e Matemática, em diferentes níveis de escolaridade, e pesquisadores que desenvolvem estudos nessas áreas poderão ter fácil acesso a esta obra, uma vez que estará disponível na Internet, o que pode contribuir para o debate sobre o ensino e a aprendizagem desses dois campos do conhecimento, bem como propiciar novos estudos a partir dos resultados apresentados nessas pesquisas.

Keywords

SCIENCE

História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia

Author:
ISBN: 9788579831270 Year: Pages: 289 DOI: 10.7476/9788579831270 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O objetivo deste livro não é suprir as deficiências ou as lacunas da história do pensamento geográfico e, tampouco, adotar o escrúpulo historicista de compreensão de uma história petrificada em narrativas e pontos de vista acerca de problemas científicos que interessam a poucos. Neste sentido, não se trata, fundamentalmente, da história do pensamento geográfico como tradicionalmente se concebe o conjunto de temas relacionados ao desenvolvimento científico da geografia. Se essa fosse a sua finalidade, sua deficiência seria manifesta e o desequilíbrio entre as partes retiraria todo o seu sentido. O seu propósito é o de reunir as contribuições de docentes e pós-graduandos em geografia, em torno de dois grandes eixos temáticos: história do pensamento geográfico e epistemologia em geografia.

Keywords

SCIENCE

Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro

Authors: ---
ISBN: 9788568334577 Year: Pages: 160 DOI: 10.7476/9788568334577 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2016-09-19 11:32:09
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

"A iniciação científica (IC) pode ser entendida sob duas perspectivas dentro do ensino superior. Na primeira, é um processo que abarca todas as experiências vivenciadas pelo aluno durante a graduação, com o objetivo de promover o seu envolvimento com a pesquisa e, consequentemente, sua formação científica, incluindo programas de treinamento, desenvolvimento de estudos sobre a metodologia científica (dentro de uma disciplina ou não), visitas programadas a institutos de pesquisa e a indústrias etc. Na segunda, adotada neste livro, a IC é definida como o desenvolvimento de um projeto de pesquisa elaborado e realizado sob orientação de um docente da universidade, executado com ou sem bolsa para os alunos.O conjunto de textos aqui reunidos promove a socialização de diferentes teorias e práticas sobre a IC no contexto de sua ação formadora, além de relatar percursos, discutir fundamentos e oferecer contribuições que permitam uma melhor orientação aos gestores e discentes participantes e interessados nessa atividade. Os ensaios tratam de amplo espectro de temas correlatos: as implicações e perspectivas da pesquisa nas universidades brasileiras; o desenvolvimento e a abrangência dos programas nacionais de pesquisa sobre a iniciação científica; os efeitos dos fatores socioeconômicos e culturais no acesso à bolsa de iniciação científica; o trabalho do professor pesquisador no PIBIC/CNPq; a bolsa de iniciação científica e os grupos de pesquisa; e, por fim, a pesquisa na graduação e sua importância no Programa Institucional de Bolsas de IC."

Keywords

SCIENCE

Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia

Author:
ISBN: 9788568334430 Year: Pages: 164 DOI: 10.7476/9788568334430 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2016-10-03 08:03:40
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O estudo de Carolina Biscalquini Talamoni analisa e interpreta os processos de ensino e aprendizagem engendrados no âmbito das aulas da disciplina Anatomia Geral e Humana, ministrada a estudantes de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. A autora contempla as problemáticas relacionadas à questão metodológica e à familiarização dos estudantes com o ambiente do laboratório, de modo a cumprir objetivos que ela considera fundamentais. O primeiro é contextualizar a aula do ponto de vista histórico, cultural, psicológico. O segundo é produzir uma análise minuciosa da descrição densa enquanto metodologia de pesquisa pertinente para investigações nos campos das Ciências Sociais e da Educação. Por fim Talamoni almeja demonstrar a descrição densa enquanto resultado e também produto da pesquisa.O primeiro dos cinco capítulos do livro, “Anatomia, ensino e entretenimento” traz um histórico da Anatomia no mundo, a fim de proporcionar um panorama geral da constituição da disciplina anatômica no âmbito da cultura ocidental. No segundo capítulo a autora aborda a história da disciplina no Brasil.O capítulo três, teórico e de revisão bibliográfica, procura orientar o leitor sobre os fundamentos do Programa da Descrição Densa de Clifford Geertz, além e discutir críticas ao programa e as possibilidades de observação proporcionadas pela metodologia, ainda pouco explorada no campo da Educação no Brasil. Em consonância com as propostas da descrição densa, o quarto capítulo trata dos personagens que compuseram o cenário mais abrangente da descrição propriamente dita, enquanto o último apresenta uma descrição densa da disciplina Anatomia Geral e Humana.

Keywords

SCIENCE

Integridade ambiental da represa de Jurumirim : ictiofauna e relações ecológicas

Author:
ISBN: 9788568334782 Year: DOI: 10.7476/9788568334782 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Science (General)
Added to DOAB on : 2018-03-10 11:19:12
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Esta obra identifica a composição da ictiofauna da Represa de Jurumirim, reconhecendo os diferentes padrões reprodutivos de seus peixes, incluindo das espécies migradoras. Analisa também a dieta das espécies e a comunidade de parasitas associada aos peixes dessa área, compreendida pelo Braço do Ribeirão dos Veados e as zonas de desembocaduras dos rios Paranapanema e Taquari.

Keywords

SCIENCE

Brasília, metropolização e espaço vivido: práticas especiais e vida quotidiana na periferia goiana da metrópole

Author:
ISBN: 9788579831058 Year: Pages: 156 DOI: 10.7476/9788579831058 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Social Sciences
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O espaço pode ser entendido como uma mediação interativa entre as formas do ambiente construído, resultantes da transformação da natureza, e a vida social que as anima, cuja dinâmica de produção articula dialeticamente as dimensões do percebido, do concebido e do vivido. Assim, o processo de produção e os modos de apropriação do espaço metropolitano de Brasília são os focos de presente análise. Como a configuração espacial de Brasília, marcada pelas descontinuidades do tecido metropolitano e pelas grandes distâncias delas decorrentes, influencia no uso do espaço-tempo quotidiano por parte dos habitantes de sua periferia goiana e oferece possibilidades e/ou limites à realização do direito à cidade? Para responder a essa questão, a realidade da metrópole é discutida em dois aspectos principais: um primeiro, concernente à compreensão do espaço metropolitano como produto sócio-histórico, resultado da concepção dos elaboradores do projeto de construção de uma nova capital para o Brasil e da prática espacial - deles e daqueles que se apropriam desse espaço, também atuando em sua produção - que resultou naquilo que hoje conhecemos como Brasília e seu espaço metropolitano; e um segundo, atinente à passagem da análise do plano discursivo ao plenamente vivido, ou seja, a partir da demonstração, por meio de ideias, conceitos, informações e constatações, de qual espaço metropolitano se trata, busca-se adentrar esse espaço à escala do quotidiano a fim de tentar mostrar o espaço vivido: aquele do qual se apropriam os habitantes de uma periferia distante e supostamente menos integrada que são, na verdade, parte constituinte da metrópole.

Keywords

SOCIAL SCIENCE

Caleidoscópio político: as representações do cenário internacional nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo (1938-1945)

Author:
ISBN: 9788579831133 Year: Pages: 383 DOI: 10.7476/9788579831133 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Political Science
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Neste livro pretende-se analisar, por meio dos comentários publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo, os rastros deixados pelos colaboradores que, durante os anos de 1938 a 1945, interpretaram os acontecimentos do campo internacional como transformadores da realidade interna. Nesse sentido, não se trata de estudar os fatos que marcaram a Segunda Guerra Mundial, mas sim de demonstrar de que modo os articulistas construíram imagens que se firmaram ao longo do tempo e que destoavam, em grande medida, das diretrizes propugnadas pelo Estado Novo.

Carlos Octavio Bunge e José Ingenieros: entre o científico e o político. Pensamento racial e identidade nacional na Argentina (1880-1920)

Author:
ISBN: 9788598605982 Year: Pages: 131 DOI: 10.7476/9788598605982 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Political Science
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Desde o final do século XIX, as elites intelectuais argentinas recorreram às teorias raciais e étnicas para explicar a formação da sua pátria. Disso resultou a noção do "crisol de raças", fundamentada em concepções biológicas e no darwinismo social, que se constituiu em mecanismo de controle social e étnico para nacionalizar as massas chegadas durante o processo de imigração européia a partir de 1880. Neste livro são analisadas as relações existentes entre Carlos Octavio Bunge (1875-1918) e José Ingenieros (1877-1925), autores que compartilhavam das mesmas idéias étnicas e da preocupação em decifrar a história nacional, ambos considerados, por isso, pertencentes a essa corrente cientificista. A pesquisa para a obra abrange a produção desses intelectuais em importantes revistas do no início do século XX, como por exemplo: Revista de Derecho, Historia y Letras, Revista de Filosofia, Cultura, Ciencias y Educación e El Monitor de la Educación Común.

Listing 1 - 10 of 39 << page
of 4
>>
Sort by
Narrow your search

Publisher

SciELO Books - Editora UNESP (39)


License

CC by (20)

CC by-nc-sa (19)


Language

portuguese (39)


Year
From To Submit

2016 (5)

2015 (10)

2014 (4)

2012 (1)

2010 (12)

2009 (7)