Search results: Found 3

Listing 1 - 3 of 3
Sort by
A clínica psicanalítica na contemporaneidade

Authors: --- --- --- --- et al.
ISBN: 9788538603870 Year: Pages: 118 DOI: 10.7476/9788538603870 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora da UFRGS
Subject: Psychology
Added to DOAB on : 2017-12-05 11:49:20
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Os textos que compõem este livro propõem ao leitor uma aproximação ao universo da clínica psicanalítica, do sofrimento psíquico, da forma como ele se apresenta na contemporaneidade. Passados pouco mais de cem anos da inauguração da psicanálise insiste a pergunta sobre quais modificações se operaram, no decorrer deste século – se é que de fato ocorreram –, na forma como é tomado o sofrimento psíquico e qual é hoje o estatuto da direção da cura na psicanálise. A ocupação e a preocupação com afecções dessa ordem na contemporaneidade são o norte que orienta os textos constantes deste livro. O retorno a alguns elementos balizadores (da teoria e da técnica) estabelecidos por Freud e Lacan – entrevistas preliminares, a transferência na clínica com crianças, os avatares da adolescência, a discriminação entre fantasia e fantasma, ato e interpretação – compõe a primeira parte deste livro e revela preocupação com o rigor do trabalho do psicanalista. O psicanalista estuda, opera, reconstrói conceitos quando uma pergunta se funda para ele, a partir de sua prática clínica. É tarefa da psicanálise a escuta do emergente, como também do sofrimento que na cena cotidiana aparece com freqüência. Freud, em sua produção teórica, fala de seu trabalho, de sua pesquisa, de seus impasses na condução da clínica de seu tempo e comprova que esta desarruma, desarticula os conceitos, inclusive os fundamentais. Porém, se a clínica desarruma os conceitos, ela também os renova. Este é o trabalho de pesquisa do psicanalista: construir e reconstruir conceitos a partir daquilo que sua prática clínica cotidiana aporta de novo. Os artigos sobre a direção da cura nas estruturas e quadros clínicos, revisitados à luz dos novos tempos, compõem a segunda parte do livro. As psicopatologias contemporâneas têm gerado discussões nos mais variados âmbitos: desde a área da saúde mais ampla, incluindo o meio médico, como também na mídia e na população em geral. De um lado, estão os laboratórios e o marketing em torno de seus lançamentos; de outro, o sujeito em sofrimento e a constatação de que as doenças também são fruto da modernidade, malgrado os avanços científicos.

Keywords

PSYCHOLOGY

Anthropology of Color

Authors: --- ---
ISBN: 9789027232434 9789027291707 Year: DOI: 10.1075/z.137 Language: English
Publisher: John Benjamins Publishing Company Grant: Knowledge Unlatched - 101357
Subject: Anthropology
Added to DOAB on : 2018-02-04 11:02:16
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

The field of color categorization has always been intrinsically multi- and inter-disciplinary, since its beginnings in the nineteenth century. The main contribution of this book is to foster a new level of integration among different approaches to the anthropological study of color. The editors have put great effort into bringing together research from anthropology, linguistics, psychology, semiotics, and a variety of other fields, by promoting the exploration of the different but interacting and complementary ways in which these various perspectives model the domain of color experience. By so doing, they significantly promote the emergence of a coherent field of the anthropology of color.

Psychosen: eine Herausforderung für die Psychoanalyse

Authors: ---
Book Series: Psychoanalyse ISBN: 9783839406618 9783899426618 Year: Pages: 254 DOI: 10.14361/9783839406618 Language: German
Publisher: transcript Verlag
Subject: Psychology
Added to DOAB on : 2020-02-11 11:21:13
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Die Psychosen stellen die Psychoanalyse vor große Probleme, vor denen sie lange zurückgewichen ist. 14 Autoren, alle Mitglieder der lacanianisch orientierten Gruppierung »Assoziation für die Freudsche Psychoanalyse«, zeigen, dass eine fruchtbare Arbeit mit Psychotikern möglich ist. Erforderlich sind eine genaue Kenntnis der Strukturen und Methoden, die sich vom klassischen Setting unterscheiden. Die psychoanalytische Arbeit mit Psychotikern stützt sich auf ein kreatives Potential, das sich in künstlerischen Produktionen zeigt, von denen einige in diesem Band dargestellt und kommentiert werden. U.a. mit Beiträgen von Antoine Mooij, André Michels, Marianne Schuller, August Ruhs, Peter Widmer.

Listing 1 - 3 of 3
Sort by
Narrow your search