Search results: Found 4

Listing 1 - 4 of 4
Sort by
Nasci na família errada: Ser mãe e dona de casa no subúrbio ferroviário de Salvador de Bahia

Author:
Book Series: Antropologia Mèdica ISBN: 9788484244752 Year: Pages: 258 Language: Portuguese
Publisher: Publicacions Universitat Rovira i Virgili
Subject: Medicine (General) --- Anthropology
Added to DOAB on : 2020-01-14 12:08:14
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro é o resultado de uma série de entrevistas desenvolvidas entre os anos 1998 e 2004 a Maria, uma moradora de um bairro pobre de Salvador de Bahia. Esta história não poderia ter sido escrita sem a entrega e a dedicação dela por desvendar a sua própria vida ao mundo. Este trabalho não só tenta descrever a experiencia de Maria no mundo da vida, o contexto sociocultural e econômico, mas, sobretudo, quer se aproximar de suas emoções sobre os adoecimentos e as alegrias, para mostrar aos leitores expressões sensíveis do vivido, em relatos de vida, como um método de trabalho da antropologia.

Los sin tierra. Mística y resistencia en el MST de Brasil

Author:
ISBN: 9788484242253 Year: Pages: 240 Language: Spanish
Publisher: Publicacions Universitat Rovira i Virgili
Subject: Religion --- Anthropology
Added to DOAB on : 2020-01-28 11:19:06
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este es un libro sobre uno de los más importantes movimientos sociales contemporáneos, el MST de Brasil, formalmente conocido como Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra. Tiene el objetivo principal de estudiar su sistema simbólico-cultural y ritual representado por el concepto de mística, cuyo imaginario arraiga y cobra vida en la historia y la memoria tanto política como religiosa de este movimiento. En términos ideológicos y socializadores, la mística es interpretada como el marco y el motor cognitivo y motivador de la construcción simbólica e identitaria del MST.

Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

Authors: ---
ISBN: 9788576285854 Year: Pages: 246 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285854 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - EDUEM
Subject: Education
Added to DOAB on : 2015-01-09 14:09:05
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro é resultado de uma pesquisa de análise documental desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá no período 2004-2006. A idéia das autoras em abordar o tema política educacional para a Educação Infantil no período 1990 a 2001 na imprensa periódica surgiu da preocupação em compreender como os professores-leitores apreenderam o discurso veiculado sobre a configuração das políticas nesse período de intensas reformas educacionais. Desta maneira, levantar a forma com que os textos e suas enunciações reproduziram esse contexto e colaborar para a implementação das políticas é essencial. As duas revistas escolhidas para essa assimilação foram selecionadas porque são as mais lidas e conhecidas pelos professores da Educação Infantil no Brasil. O fato de uma ser de cunho mercadológico e a outra de cunho oficial foi um aspecto propositalmente estabelecido, pois havia o interesse em diferenciá-las quanto à maneira que representam as políticas educacionais nas enunciações. Foi tomado como universo representativo para a análise, as enunciações das revistas Nova Escola (Editora Abril) e Criança (MEC), alguns documentos de organismos internacionais e documentos oficiais. Distinguiu-se que as categorias discursivas que compõem a trama de conceitos politicamente estratégicos para a Educação Infantil foram a Qualidade, a Descentralização e a Focalização. Com o intuito de evidenciar os vínculos das análises ao contexto macroeconômico, as políticas para a Educação Infantil foram abordadas por meio da mediação com a contextualização da mundialização do capital. No primeiro capítulo do livro, apresentamos a Educação Infantil inserida na contextualização histórica da atual fase de desenvolvimento do capital, a mundialização econômica, bem como a redefinição do papel do Estado e os ajustes neoliberais que determinaram as políticas públicas educacionais na década de 1990. No segundo capítulo, discutimos sobre as políticas para a Educação Infantil tendo como base a história desta etapa de ensino no Brasil e as orientações políticas das agências internacionais tais como a UNESCO, CEPAL e o Banco Mundial. Apresentamos também a estrutura políticas dos documentos oficiais destinadas a regulamentar a Educação Infantil no Brasil. A análise das categorias políticas Qualidade, Descentralização e Focalização foi o foco do terceiro capítulo. Tal abordagem colaborou para evidenciar que as políticas de ajustes neoliberais propaladas pelas agências internacionais foram acopladas nas políticas públicas destinadas à Educação Infantil e, também, foram estrategicamente veiculadas nos textos das revistas dirigidas aos profissionais dessa área. O enfoque para as análises foi pautado na concepção de que o texto é discurso produzido no embate da luta de classes. A análise mostrou que o caráter dos textos veiculados sugeriu uma continuidade aos ajustes neoliberais estruturais na educação infantil.

A construção do mito Mário Palmério: um estudo sobre a ascensão social e política do autor de Vila dos Confins

Author:
ISBN: 9788539302680 Year: Pages: 309 DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788539302680 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Political Science
Added to DOAB on : 2014-10-30 17:26:05
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Antes de publicar Vila dos Confins e Chapadão do Bugre – obras seminais da literatura brasileira – Mário Palmério já era considerado um mito no interior de Minas Gerais. Contrariando as expectativas em uma região atormentada por diversas crises, o jovem e ambicioso professor assumiu riscos, tornou-se um empresário bem-sucedido e aprendeu a manipular os símbolos mais preciosos de sua sociedade. Palmério desenvolveu uma percepção aguçada sobre a dimensão teatral da vida social e empregou uma série de procedimentos dramatúrgicos para supervalorizar seu papel e conquistar a adoração dos conterrâneos. Na campanha eleitoral de 1950, ao atuar como um guerreiro sagrado capaz de conduzir seu povo à terra prometida, Palmério elegeu-se deputado federal e consagrou-se como um mito político. Resultado de pesquisa de doutorado, o livro explica essa trajetória na perspectiva da História Cultural.

Listing 1 - 4 of 4
Sort by
Narrow your search