Search results: Found 4

Listing 1 - 4 of 4
Sort by
Os Regimentos de Évora e de Arraiolos do Século XV

Author:
ISBN: 9791036512315 DOI: 10.4000/books.cidehus.3281 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Nos anos oitenta do século XIX, Gabriel Pereira publicava, pela primeira vez, os «Documentos Históricos da Cidade de Évora». Nessa colectânea, o autor recolhia alguns dos mais importantes documentos para a história da cidade dispersos, em especial, pelos arquivos locais e, na sua maior parte, inéditos. Entre os vários documentos coligidos por Gabriel Pereira cabe destacar o chamado Regimentos da Cidade de Évora incluído na primeira parte dos Documentos e que aqui, de novo, se apresenta, em conjunto com o original incluído no Arquivo Municipal de Arraiolos. Sendo este último normalmente identificado como sendo uma cópia do primeiro, a publicação conjunta dos dois textos permite uma análise comparativa que aqui é iniciada. Da mesma forma a sua publicação conjunta e o estudo de alguns elementos internos contidos no texto relativo a Évora, nomeadamente no que se refere à identificação dos regedores mencionados, permitiu-nos rever a data proposta até agora para a sua nomeação.

Ecclesiastics and political state building in the Iberian monarchies, 13th-15th centuries

Author:
ISBN: 9789899924253 9782821874169 Year: Language: English
Publisher: Publicações do Cidehus
Added to DOAB on : 2017-10-03 14:44:08
License: OpenEdition licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

The project ""The European Dimension of a Group of Power: Ecclesiastics and the political State Building of the Iberian Monarchies (13th-15th centuries)” supported by the Fundação para a Ciência e Tecnologia assembled an inter-university team, that brought together researchers from five Portuguese universities and three Spanish universities, as well as consultants from three different universities. The book now being published is one of the outcomes of the work undertaken by the Iberian inte...

Categorias sociais e mobilidade urbana na Baixa Idade Média : Entre o Islão e a Cristandade

Authors: ---
ISBN: 9791036514029 DOI: 10.4000/books.cidehus.4433 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro agora publicado pretende contribuir para a reflexão em torno da problemática social medieva. O quadro urbano configura a escala de análise proposta aos autores, a Baixa Idade Média e a Península Ibérica, os seus âmbitos cronológico e espacial. Duas problemáticas transversais configuraram esta obra. Por um lado, a terminologia de identificação social e a definição dos conteúdos funcionais dos grupos sociais em contexto urbano. Na verdade, a variedade terminológica e a sua evolução entre os séculos XII e XV, em especial na Península Ibérica, coloca questões basilares ainda pouco discutidas ao nível da historiografia medieval. Decorrendo desta questão, um outro aspeto foi enfatizado: o dos processos de mobilidade social e de identificação desenvolvidos no contexto urbano deste período, no âmbito islâmico e cristão, atendendo, neste último caso, às especificidades de uma cronologia de pós reconquista, marcada pela definição de novos tecidos e de novas redes sociais. Uma perspetiva comparativa enforma esta problemática. Ao cotejo entre as realidades sociais de Al Andalus e da Hispânia cristã, numa escala mais global, a análise foca-se, depois, na comparação entre o reino português e o castelhano para, finalmente, se concretizar nas diferentes realidades dos concelhos portugueses. Esta gradação parece-nos, metodologicamente, a mais correta para obviar os muitos silêncios e dúvidas ainda existentes sobre estas problemáticas, através da discussão dos paralelismos e/ou diferenças que configuram as realidades urbanas numa mesma temporalidade.

Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul (Sécs. XII - XVIII)

Authors: --- ---
ISBN: 9791036514012 DOI: 10.4000/books.cidehus.4341 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A obra Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul, séculos XII-XVIII é o resultado da reflexão e do debate entre historiadores da Península Ibérica a propósito da comparação dos processos de estruturação e de centros de poder na Europa do Sul e no Mediterrâneo. Para além do contributo de reputados especialistas ibéricos, esta obra beneficia de um quadro cronológico que permite analisar os temas do poder e das relações políticas na longa duração. De sublinhar também, a importância do conhecimento da forma como as instituições de poder se implantaram e se reproduziram fora do centro político – neste caso concreto, fora da corte de Lisboa – e que tipo de impactos esses centros periféricos de poder produziram no tecido social local. Esta obra constitui, por isso, um estudo fundamental para a comunidade académica e para todos os estudiosos interessados no conhecimento das realidades da História de Portugal e da História da Península Ibérica.

Listing 1 - 4 of 4
Sort by
Narrow your search