Search results: Found 78

Listing 1 - 10 of 78 << page
of 8
>>
Sort by
Figurações contemporâneas do espaço na literatura

Authors: ---
ISBN: 9788579830990 Year: Pages: 133 DOI: 10.7476/9788579830990 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Neste livro abre-se a uma diversidade de acepções que o conceito de espaço abriga nos objetos e cenários literários contemporâneos. O próprio texto como um espaço espacializante, na sua textualidade como corpo ou na visualidade da escrita, configura um espaço de linguagem. O contexto cultural e histórico envolve referências e dados situados em determinados momentos que articulam um espaço de relações com o texto literário. O espaço da institucionalização, com as representações de poder, o espaço social, o espaço como paisagem, nas configurações natural, regional, física e psicológica, e o espaço do mito com suas imagens e sentidos simbólicos, são outras formas de mobilização do conceito. O espaço pictórico, quer como elemento componente da pintura ou como a própria linguagem na composição da escritura, que se vale de técnicas plásticas, também é contemplado, assim como esse tipo de diálogo abriga outros meios e linguagens, como o cinema, a propaganda, a fotografia, nas relações entre as artes. Há também a possibilidade de se rever o objeto literário, em termos de espacialidade, sob essa perspectiva múltipla do olhar contemporâneo. Ou seja, no lugar daquele sentido restrito de categoria estrutural, o conceito incorpora uma visão ampla e metafórica, dentro da qual o próprio texto faz emergir uma concepção e função da espacialidade por meio de suas estratégias de construção. Diante de tantas possibilidades de leitura do conceito, o presente livro reúne textos que abordam aspectos da simbolização espacial em obras literárias que implicam um olhar contemporâneo para essas figurações.

Keywords

FICTION

Geografias do drama humano: leituras do espaço em São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Pedro Páramo, de Juan Rulfo

Author:
ISBN: 9788579831317 Year: Pages: 141 DOI: 10.7476/9788579831317 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro analisa o processo de construção do espaço que permeia os romances São Bernardo (1934), do escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953), e Pedro Páramo (1955), escrito pelo mexicano Juan Rulfo (1918-1986), explicitando as analogias e os contrastes entre as duas obras, a partir da percepção de que ambas projetam, no processo de construção do espaço, lugares que revelam conflitos sociais, psicológicos e existenciais do homem em confronto com sua origem e seu destino. Com esse pressuposto, o livro investiga a relação íntima e direta do espaço com as personagens, as conseqüências da particularização do espaço pela violência, as paisagens que refletem a solidão, a incomunicabilidade e o desamor presentes no universo poético de ambos os romances desses dois grandes expoentes da literatura latino-americana. O livro demonstra que ambas as obras retratam a complexidade das sociedades da América Latina, simbolizadas num espaço rural emblemático que expressa, em perspectiva poética e sem caráter documental, diversas facetas da realidade.

Keywords

FICTION

A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso

Author:
ISBN: 9788579830259 Year: Pages: 208 DOI: 10.7476/9788579830259 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:15
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Este livro estuda os discursos caracterizados pela dissonância, mais especificamente, a ironia, a paródia e o riso. Foram privilegiadas as teorias de Schopenhauer, Baudelaire e Jean Paul, já que são estudos que proporcionam uma aproximação estrutural e filosófica entre os fenômenos do riso e os discursos irônicos e paródicos. Desse modo, tal qual a ironia e a paródia, esse riso é também fruto de uma dissonância, que instaura, ao invés da certeza, a possibilidade, em lugar do uníssono, o ambivalente. O estudo dos significativos pontos de contato entre a ironia, a paródia e o riso legitima a relevância do sujeito na decodificação desses discursos caracterizados pela ambigüidade. Para a sua análise a autora analisou os textos: "O homem duplicado" (2002), de José Saramago, "O cavaleiro inexistente" (1959), de Ítalo Calvino, e "O duplo" (1846), de Dostoievski. A seleção das obras guiou-se pela estrutura dissonante dessas narrativas, nas quais se encontram muitas e variadas aplicações estéticas da ironia, da paródia e do riso.

Keywords

FICTION

O percurso da indianidade na literatura brasileira: matizes da figuração

Author:
ISBN: 9788579830204 Year: Pages: 447 DOI: 10.7476/9788579830204 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:16
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O percurso da indianidade na literatura brasileira: matizes da figuração faz uma viagem pela Literatura Brasileira em busca da imagem do índio em seus diversos matizes. Dezoito obras são analisadas pela perspectiva da figuração, que define a presença do nativo brasileiro pela linguagem e a colore de acordo com a época e com as estratégias de cada autor. O percurso se estende da Carta de Achamento, de Pero Vaz de Caminha, até a publicação de Maíra (1976), de Darcy Ribeiro. As análises consideram as diferentes convenções ideológicas e de estilo dos vários movimentos culturais, que promovem o diálogo entre o indianismo e o indigenismo literário brasileiro. O propósito didático consiste em subsidiar os leitores por meio de um roteiro de leitura, que abriga o pensamento científico, conjugado com a presença de trechos das obras, elementos relevantes para a compreensão do universo representativo literário.

Keywords

FICTION

Traços épico-brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis, de Cardoso Pires, e Felizmente há luar!, de Sttau Monteiro

Author:
ISBN: 9788579831140 Year: Pages: 147 DOI: 10.7476/9788579831140 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora UNESP
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2015-01-27 17:03:16
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O principal objetivo desse estudo é apontar, descrever e analisar as formas de transposição dos pressupostos brechtianos de teatro em O render dos heróis, de José Cardoso Pires, e Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro e mostrar a relação dessas peças com o período anterior à Revolução de 25 de Abril, especificamente na década de 1960, marcada pelos processos de aplicação da censura. A matriz brechtiana em O render dos heróis e em Felizmente há luar!, além de ser a estética responsável por uma tentativa de inovação das formas dramáticas praticadas em Portugal, também confirma a preocupação dos autores com a expressão de um posicionamento crítico perante a realidade, com os rumos da dramaturgia e com o papel do dramaturgo em seu tempo e lugar.

Keywords

FICTION

Labirinto de espelhos: formação da auto-estima na infância e adolescência

Authors: ---
ISBN: 9788575413333 Year: Pages: 208 DOI: 10.7476/9788575413333 Language: Portuguese
Publisher: SciELO Books - Editora FIOCRUZ
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2016-07-17 17:27:17
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Lidar com os anseios e questionamentos da adolescência não parece ser uma tarefa das mais fáceis, mas Labirintos de Espelhos - fomação da auto-estima na infância e na adolescência, consegue tratar do assunto de maneira mais acessível, sem, contudo, abandonar o caráter científico de uma pesquisa. As autoras, através dos depoimentos de diversos adolescentes, revelam que problemas como violência, relacionamento familiar e rendimento escolar, podem estar ligados a uma peça fundamental na formação destes jovens: a auto-estima. Nesta obra, o problema da auto-estima não constitui um fato isolado, mas sim uma questão que deve ser tratada como problema social e precisa ser encarada pela sociedade com a devida seriedade que há neste livro.

Keywords

JUVENILE FICTION

thN Lng Folk 2go: Investigating Future Premoderns™

Author:
ISBN: 9780615890258 Year: Pages: 242 DOI: 10.21983/P3.0051.1.00 Language: English
Publisher: punctum books
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-06-12 09:24:42
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Neomedievalisms are cultural practices that breathe a bouquet of premoderns as permanent rehearsals of coming events. Where medievalists may be prone to police the post-medieval weald for inauthentic medievalisms, neomedievalists embrace the articulation and mobilisation of metahistorical anachronisms. To the medievalist, medievalisms provide powerful indexes that reveal how post-medieval societies have variously imagined ‘little middle ages’ to suit modern agendas. To the neomedievalist, medievalisms are theory-fictions that facilitate ludic speculation on non-modern futurities. While neomedievalist theories have emerged in a variety of fields since the early 1970s — notably in cultural studies of medievalisms, international relations and literary theory — there are few applications that synthesise and put the methodologies of these diverse fields into practice. thN Lng folk 2go applies this extant scholarship as an extradisciplinary practice, dramatising the neomedieval turn in (quasi)objects, persons, work, education, travel, food, ethnicity, media, art, hypereconomics and technology. This speculative journey is ghost authored by a trinity of neomedievalist narrators — Journeyman, Anchorite and Host — each relic-ing their own curious neomedieval futurities

Perfect Worlds

Author:
ISBN: 9789089643506 Year: Pages: 448 DOI: 10.5117/9789089643506 Language: English
Publisher: Amsterdam University Press Grant: The Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO)
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2011-11-04 00:00:00
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Perfect Worlds offers an extensive historical analysis of utopian narratives in the Chinese and Euro-American traditions. This comparative study discusses finally the rise of dystopian writing – a negative expression of the utopian impulse – in Europe and America (Zamyatin, Huxley, Orwell, Bradbury, Atwood) as well as in China (Lao She, Wang Shuo, and others). The author observes that the utopian imagination thrives in a context of secularization. It appears that in the twentieth century the distinction between utopia and dystopia is blurred as a result of the increasing autonomy of the reader. Fokkema argues that in modern times utopianism in China and in the West has developed in opposite directions, each appropriating attitudes from the other culture which originally were considered alien.

The Emergence of Irish Gothic Fiction - Histories, Origins, Theories

Author:
ISBN: 9780748690800 9780748690817 Year: Pages: 248 Language: English
Publisher: Edinburgh University Press Grant: Knowledge Unlatched
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2014-03-15 11:41:30
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Provides a new account of the emergence of Irish gothic fiction in mid-eighteenth century. This book provides a robustly theorised and thoroughly historicised account of the ‘beginnings’ of Irish gothic fiction, maps the theoretical terrain covered by other critics, and puts forward a new history of the emergence of the genre in Ireland. The main argument the book makes is that the Irish gothic should be read in the context of the split in Irish Anglican public opinion that opened in the 1750s, and seen as a fictional instrument of liberal Anglican opinion in a changing political landscape. By providing a fully historicized account of the beginnings of the genre in Ireland, the book also addresses the theoretical controversies that have bedevilled discussion of the Irish gothic in the 1980s, 1990s and 2000s. The book gives ample space to the critical debate, and rigorously defends a reading of the Irish gothic as an Anglican, Patriot tradition. This reading demonstrates the connections between little-known Irish gothic fictions of the mid-eighteenth century (The Adventures of Miss Sophia Berkley and Longsword), and the Irish gothic tradition more generally, and also the gothic as a genre of global significance.&#xD;&#xD;Key Features&#xD;&#xD;* Examines gothic texts including Mary Shelley's Frankenstein, Horace Walpole's The Castle of Otranto, Bram Stoker's Dracula, Charles Robert Maturin's Melmoth the Wanderer, (Anon), The Adventures of Miss Sophia Berkley and Thomas Leland's Longsword&#xD; &#xD;* Provides a rigorous and robust theory of the Irish Gothic &#xD;&#xD;* Reads early Irish gothic fully into the political context of mid-eighteenth century Ireland&#xD;&#xD;This title was made Open Access by libraries from around the world through Knowledge Unlatched.

Keywords

literature --- gothic fiction

Chapter 1: "Crime Fiction in German: Concepts, Developments and Trends" from book: Crime Fiction in German

Author:
Book Series: European Crime Fictions ISBN: 9781783168163 Year: DOI: 10.16922/1783168163-01 Language: English
Publisher: University of Wales Press
Subject: Languages and Literatures
Added to DOAB on : 2016-02-03 15:21:06
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

This is a chapter from Crime Fiction in German: Der Krimi, edited by Katharina Hall. It is the first volume in English to offer a comprehensive overview of German-language crime narratives from the nineteenth century to the new millennium. It introduces readers to crime novels from Germany, Austria, Switzerland and the former East Germany, and examines under-researched areas such as Nazi crime fiction, Turkish-German crime fiction and the Afrika-Krimi.

Keywords

crime --- fiction --- german

Listing 1 - 10 of 78 << page
of 8
>>
Sort by
Narrow your search

Publisher

punctum books (16)

Peter Lang International Academic Publishing Group (5)

SciELO Books - Editora UNESP (5)

Liverpool University Press (4)

University of Adelaide Press (4)

Amsterdam University Press (3)

Newfound Press (3)

Open Book Publishers (3)

Presses universitaires François-Rabelais (3)

Presses universitaires de Rennes (3)

More...

License

CC by-nc-nd (29)

CC by-nc-sa (21)

OpenEdition licence for Books (10)

CC by (9)

CC by-nc (7)

CC by-nd (1)

Newfound Press (1)


Language

english (49)

french (14)

portuguese (6)

german (4)

dutch (1)

eng (1)

spanish (1)

undetermined (1)

welsh (1)


Year
From To Submit

2019 (5)

2018 (7)

2017 (7)

2016 (14)

2015 (1)

2014 (5)

2013 (7)

2012 (3)

2011 (4)

2010 (8)

More...