Search results: Found 5

Listing 1 - 5 of 5
Sort by
Libro de apeo de la Catedral de Salamanca 1401-1405 : Transcripción y análisis

Authors: --- --- ---
Book Series: Coediciones ISBN: 9789503417287 Year: Volume: 4 Language: Spanish
Publisher: Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación
Subject: Diplomatics. Archives. Seals --- History
Added to DOAB on : 2019-01-02 13:53:05
License:

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

El presente trabajo es la transcripción paleográfica de un documento de comienzos del siglo XV conservado en el Archivo de la Catedral de Salamanca. Se trata de una pesquisa realizada por el racionero Alfonso González que tiene por objeto dejar constancia escrita de los bienes y derechos que poseía el Cabildo al momento de su redacción. A través de la declaración de los testigos en los 118 lugares visitados es posible conocer la fisonomía y los contornos del dominio señorial, las modalidades de gestión del patrimonio, los mecanismos de acumulación y los procesos de diferenciación social, la estructura de la propiedad de la tierra, etc. Se constituye, por tanto, en una pieza clave para el conocimiento de la historia económico-social del espacio salmantino durante la Baja Edad Media.

Categorias sociais e mobilidade urbana na Baixa Idade Média : Entre o Islão e a Cristandade

Authors: ---
ISBN: 9791036514029 DOI: 10.4000/books.cidehus.4433 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

O livro agora publicado pretende contribuir para a reflexão em torno da problemática social medieva. O quadro urbano configura a escala de análise proposta aos autores, a Baixa Idade Média e a Península Ibérica, os seus âmbitos cronológico e espacial. Duas problemáticas transversais configuraram esta obra. Por um lado, a terminologia de identificação social e a definição dos conteúdos funcionais dos grupos sociais em contexto urbano. Na verdade, a variedade terminológica e a sua evolução entre os séculos XII e XV, em especial na Península Ibérica, coloca questões basilares ainda pouco discutidas ao nível da historiografia medieval. Decorrendo desta questão, um outro aspeto foi enfatizado: o dos processos de mobilidade social e de identificação desenvolvidos no contexto urbano deste período, no âmbito islâmico e cristão, atendendo, neste último caso, às especificidades de uma cronologia de pós reconquista, marcada pela definição de novos tecidos e de novas redes sociais. Uma perspetiva comparativa enforma esta problemática. Ao cotejo entre as realidades sociais de Al Andalus e da Hispânia cristã, numa escala mais global, a análise foca-se, depois, na comparação entre o reino português e o castelhano para, finalmente, se concretizar nas diferentes realidades dos concelhos portugueses. Esta gradação parece-nos, metodologicamente, a mais correta para obviar os muitos silêncios e dúvidas ainda existentes sobre estas problemáticas, através da discussão dos paralelismos e/ou diferenças que configuram as realidades urbanas numa mesma temporalidade.

Elites e redes clientelares na Idade Média

Author:
ISBN: 9791036514074 DOI: 10.4000/books.cidehus.5067 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Em Junho de 2000, na Universidade de Évora, teve lugar um colóquio cujo objectivo foi a discussão dos problemas metodológicos em torno do estudo das élites e das redes clientelares na época medieval. O que este volume apresenta sao as comunicacóes que, então, estiveram na base dos debates, afinal o ponto essencial desse encontró. Como todos os que estiveram presentes podem testemunhar, é justo dizer que os discussóes foram sempre interessantes e, por vezes, bastante animadas. Se não é possivel fazer aqui reflectir totalmente o espirito e o ambiente desse encontro, a apresentação das comunicações é, por si só, suficientemente interessante para justificar a sua publicação. O coloquio tinha por base o Projecto PRAXIS XXI Elites e redes clientelares na Idade Media. Uma observação centrada em Évora, e o leitor fica prevenido que ele terá urna segunda parte, que incluirá a apresentação de resultados, deste e de outros projectos e trabalhos. Se nos textos é já compreensível que estas élites medievais representavam urna oligarquía, escapam-nos ainda parte das suas ligacões e das suas rivalidades; das formas de expressão e de dominação política que vão construindo, a nivel local ou nacional, bem como a coerência do seu discurso, ou discursos, de poder. Porque é no plural que estas elites deverão ser observadas e entendidas. Julgamos, por isso, que nunca será demais insistir no carácter multifacetado das élites medievais.

Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul (Sécs. XII - XVIII)

Authors: --- ---
ISBN: 9791036514012 DOI: 10.4000/books.cidehus.4341 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

A obra Centros Periféricos de Poder na Europa do Sul, séculos XII-XVIII é o resultado da reflexão e do debate entre historiadores da Península Ibérica a propósito da comparação dos processos de estruturação e de centros de poder na Europa do Sul e no Mediterrâneo. Para além do contributo de reputados especialistas ibéricos, esta obra beneficia de um quadro cronológico que permite analisar os temas do poder e das relações políticas na longa duração. De sublinhar também, a importância do conhecimento da forma como as instituições de poder se implantaram e se reproduziram fora do centro político – neste caso concreto, fora da corte de Lisboa – e que tipo de impactos esses centros periféricos de poder produziram no tecido social local. Esta obra constitui, por isso, um estudo fundamental para a comunidade académica e para todos os estudiosos interessados no conhecimento das realidades da História de Portugal e da História da Península Ibérica.

Sociedade, Família e Poder na Península Ibérica : Elementos para uma História Comparativa/Elementos para una Historia Comparada

Authors: ---
ISBN: 9791036514098 DOI: 10.4000/books.cidehus.5319 Language: Portuguese
Publisher: Publicações do Cidehus
Subject: History
Added to DOAB on : 2019-12-06 13:15:27
License: OpenEdition Licence for Books

Loading...
Export citation

Choose an application

Abstract

Sociedade. Familia e Poder na Península Ibérica é um livro produzido por uma dezena de reputados investigadores universitários portugueses e espanhóis no qual se analisam de forma comparativa os modelos familiares de diversos grupos sociais em ambos os territórios. Das suas conclusões deduz-se que as principais diferenças entre os modelos de organização familiar eram de raiz essencialmente política, já que no que respeita ao tipo de residência, formas de transmissão dos bens, relações de parentesco, economia doméstica, trajectórias de vida e atitudes familiares, as práticas e a geografía das famílias na Península Ibérica são bastante similares.

Listing 1 - 5 of 5
Sort by